
Saiba a importância da manutenção do ar condicionado na sua empresa
Anteriormente, falamos no blog sobre como fazer a instalação do ar condicionado do seu negócio. Após ser instalado, a empresa vai utilizando o aparelho e de acordo com o tempo, a máquina não começa a dar os mesmos resultados dos primeiros dias. Isso é sinal de falta de manutenção.
Muitos donos de empresas acham que fazer a manutenção é um custo que mais onera suas finanças e assim desprezam a importância de manter o aparelho em dia. Cuidar do aparelho de ar condicionado faz parte da manutenção predial da sua empresa.
Manutenção não é custo, é investimento
Se a sua empresa deixa o ar condicionado funcionando sem fazer uma manutenção preventiva, usando até o limite do aparelho para reduzir custos, esta é a pior opção possível para a saúde dos seus funcionários. Se só lembram do ar na hora de fazer a tal manutenção quando os problemas já se agravaram.
A prevenção corretiva (quando o problema já aconteceu) gera mais custos e dores de cabeça para todos que vão sofrer com a falta do ar-condicionado e para quem pagar o conserto do mesmo. Além de reduzir o tempo útil das peças e do próprio aparelho com um todo e consumindo muito mais energia do que o necessário para funcionar.
Sinais de que seu aparelho não vai bem
O ar-condicionado avisa quando não está funcionando direito e precisa de manutenção. Confira estes sinais:
- Incidência de infecções pulmonares, alergias e irritação nasal depois da chegada do produto;
- Queda da produtividade, o aumento das licenças médicas, mal-estar e ausências para consultas médicas é um sinal de que algo está errado;
- Pouca ou nenhuma variação de temperatura entre o ar ligado e desligado, mau cheiro e o famoso pinga-pinga de água acontecendo? Faça algo com urgência, porque a situação está delicada;
- O consumo de energia está aumentando de acordo com os meses? A hora de fazer a manutenção é para já!
Agora que você sabe os sinais de que seu ar-condicionado está dando para que a manutenção seja feita, saiba o que fazer para que a vida útil do seu ar durar muito mais.
Dicas para seu ar e para sua empresa
- Faça um cronograma periódico de manutenção com a empresa que instalou o sistema na empresa, avisando-a sobre quaisquer alterações que acontecerem. Isso evitará que o aparelho fique falhando constantemente.
- A limpeza dos filtros deve ser uma vez por mês com um pano úmido e detergente neutro na própria empresa, deixando a manutenção mais profunda para uma empresa especializada.
- Ter o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) ativo dentro da empresa, para fazer a verificação constante do estado do ar-condicionado.
A questão é tão importante que agora há uma lei federal, a lei 13.589/2018, que obriga todos os prédios públicos e privados a realizarem a manutenção de ar condicionado.
Viu como é importante deixar o aparelho em dia? Um ar em perfeitas condições será benéfico para todos, desde funcionários até as finanças da sua empresa.
Leave a Comment