Como funciona a instalação de um sistema de cabeamento estruturado?

Reading time: 4 minutes

A empresa que deseja alcançar voos altos dentro do seu ramo precisa obrigatoriamente oferecer um serviço dinâmico e otimizado a seus clientes. Além disso, é necessário contar também com flexibilidade e excelente trabalho em equipe. Para tal, a instalação de um sistema de cabeamento estruturado é indispensável para acelerar os processos de desenvolvimento de um negócio.

Por conta dos avanços tecnológicos, as organizações empresariais sofrem diversas mudanças, que obrigatoriamente movimentam pessoas e re-organizam espaços de trabalho e serviços. O sistema de cabeamento estruturado foi criado com o intuito de padronizar e acomodar tais alterações e transformações frequentes de uma maneira ágil, competente, resistente e segura.

A grande maioria dos problemas relacionados a redes internas e externas dentro de uma empresa estão diretamente ligados a falta de um sistema organizado de cabos, o que atrasa e diminui a produtividade dentro do ambiente de trabalho.

Pensando em um remanejamento e reestruturação empresarial, o sistema de cabeamento estruturado evita a perda de tempo com manutenções e alterações. Seu ciclo de vida também é alto, quando instalado de modo correto, o sistema pode durar até 10 anos.

Outro benefício é que ainda previne o acúmulo de informações, prevenindo congestionamento de dados que podem diminuir severamente o desempenho e a performance da empresa.

Para se manter competitivo no mundo corporativo atual, é necessário possuir uma avançada tecnologia de informação, possuir uma rede de transmissão de dados externa e interna eficiente e rápida. Assim, é possível manter-se competitivo e obter vantagem no mundo corporativo.

É preciso que uma rede empresarial tenha suporte para aplicações de voz, multimídias, dados e vídeos. Para que a empresa amplie sua capacidade de crescimento tecnológico, é preciso que ela possua um sistema de cabeamento estruturado de fácil administração e ágil.

Como é feito um projeto e como funciona a instalação de cabeamento estruturado?

Antes de instalar um sistema com este em uma empresa, é importante que seu responsável pesquise bem e escolha profissionais de qualidade e mão de obra especializada para a execução do serviço.

O projeto e a instalação de um sistema de cabeamento estruturado deve seguir um conjunto de padrões que especificam os centros de dados de cablagem, tanto para implementação dos sistemas de dados, como para comunicação de voz. O principal conjunto de padrões a serem seguidos correspondem a EIA/TIA – 568 .

Estes padrões definem a configuração do cabeamento em várias topologias, possibilitando atender as necessidades de vários clientes. Os cabos mais utilizados na instalação são os da categoria 5E (CAT5e), 6 (CAT6), fibra óptica e conectores modulares.

Neste processo, cada conexão modular pode ser usada conforme a respectiva necessidade, através do painel de conexão central. Cada saída é conectada a um switch para o uso em rede ou a um painel de conexão de sistema de telefone PABX ou IP/VoIP.

Independente do tipo de cabo utilizado durante a instalação (CAT5E/ CAT6/CAT6A), o tamanho máximo alcançado pelo cabo é de 90 metros para a instalação de ligações permanentes e existe uma tolerância de 10 de cordões em cada extremidades combinadas.

Os cabos do tipo CAT5E e CAT6 podem executar facilmente e de modo eficaz os aplicativos PoE (Power Over Ethernet) em até 90 metros. Entretanto, devido às variações de energia, há um maior desempenho e potência com cabos do tipo CAT6A.

Benefícios da instalação de um sistema de cabeamento estruturado

Uma das principais características do sistema de cabeamento estruturado é a organizada e padronizada colocação de fios, cabos, conectores, meios, entre outros equipamentos de meios de transmissão de dados em um sistema de redes de computadores. Todo e qualquer tipo de projeto de cabeamento tem como principal função a organização destes aparatos.

Além da organização, ao instalar este tipo de sistema, a empresa estará totalmente por dentro das novas tecnologias que o universo corporativo tanto pede, adequando-se assim aos padrões de segurança, otimização e qualidade na entrega dos seus serviços.

Veja agora mais benefícios que sua empresa adquire ao instalar um sistema de cabeamento estruturado:

Redução considerável com custos de instalações e manutenção;

Facilidade de mudanças e acréscimos de novos pontos em ramais telefônicos e portas de dados;

Manutenção segura e rápida;

Durabilidade alta. O sistema é planejado para que sua duração seja de 10 anos;

Prevenção de curtos-circuitos e panes de sistema;

Livre circulação de dados, não há congestionamento de redes;

Fácil gerenciamento do sistema;

Isolamento de sistemas com defeito, sem interferência nos demais;

Transferência de dados em outros diversos formatos como voz, imagem, som entre outros;

Suporte a novas tecnologias.

Pesquise, compare e escolha a Just 4 Offices para instalar seu sistema de cabeamento estruturado. Conte com nossos serviços para otimizar os serviços prestados por seu negócio e saia na frente da concorrência. Solicite seu orçamento conosco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *