Quais são os tipos de cabos utilizados em na instalação de um sistema de cabeamento estruturado

Reading time: 6 minutes

É de extrema importância atentar-se para a instalação de um sistema de cabeamento estruturado dentro de uma empresa. No mundo empresarial, aqueles que não se adequarem às novas tecnologias, buscando sempre otimizar os seus processos para agilizar seu atendimento, perderão muito espaço no mercado corporativo.

Ao instalar o sistema, o empresário poderá organizar seu ambiente de trabalho  e  ter uma considerável redução de custos em relação a manutenção. Desse modo, ao utilizar-se das normas e padrões de qualidade atuais ,como consequência, irá  oferecer o melhor ao seu cliente.

O cabeamento estruturado garante uma organizada e padronizada instalação de cabos e fios, otimizando e acelerando assim a transmissão de sinais, através dos mais diversos meios de transmissão.

Facilita a transmissão de dados, áudio, telefonia e vídeo, além de promover mais qualidade no acesso a internet, tão importante para o uso corporativo, pois alguns profissionais se utilizam de ferramentas dos navegadores, seja o Internet Explorer ou o Google Chrome para realizar seu trabalho, além de alguns gerenciadores de downloads para uso de determinados softwares.

Grande parte dos problemas que ocorrem em redes de empresas, como congestionamento de redes ou de tráfego, é ocasionado pela não instalação de um sistema de cabeamento estruturado, ou seja, a instalação de uma base de rede é de extrema importância para organizar um negócio.

A instalação pode também beneficiar na identificação de erros de rede da empresa, fazendo com que o problema seja resolvido mais rapidamente, evitando a perda de horas por conta de um sistema fora do ar.

Além disso, pensando em produtividade da empresa, a instalação é indispensável pensando na maior produtividade dos funcionários que terão suas ferramentas de trabalho otimizadas, o que pode gerar mais lucro e crescimento a todos.

É importante saber também que uma das principais características de um sistema de cabeamento estruturado é sua política de privacidade. Quando instalado, tudo fica bem organizado e escondido.
Esqueça fios expostos ou tropeços em cabos. Entretanto, tenha em mente que antes de contratar um serviço como este é necessário pesquisar bem sobre a empresa que vai lhe prestar o serviço.

Instalando um sistema de cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado deve ser implementado em conjunto com a área de TI da empresa. Ela deverá analisar a infraestrutura do local e condições dos equipamentos que serão utilizados para a realização do serviço.

A instalação em si deverá ser feita por empresas especializadas e profissionais qualificados para a execução do serviço.

Outro ponto de extrema importância a ser notado é a condição da rede elétrica do local e seu respectivo aterramento. É necessário certificar se no local onde vai ser instalado o sistema a rede elétrica esteja dedicada a implementação e se o aterramento realmente existe. Tudo para uma instalação segura e precisa.

Rota de instalação do sistema

O conceito da instalação de um sistema de cabeamento estruturado consiste na disposição e organização de uma rede de cabos. Integrando-se com os mais diversos tipos de dados, voz e ferramentas de telefonia, facilitando seu redirecionamento por vários caminhos, no mesmo complexo de cablagem, para promover um caminho de transmissão entre vários pontos distintos da rede.

O padrão de segurança para a instalação, tamanhos e formatos de cabos para este tipo de serviço são regidos pela norma EIA/TIA 568A, que é composto por 7 subsistemas distintos:

1-Entrada do edifício;

2 – Sala de Equipamentos;

3 – Cabeação Backbone;
4 – Armário de Telecomunicações;
5 – Cabeação Horizontal;
6 – Área de Trabalho;
7 – Norma 606 “Administração do Sistema”;

Tipo de Cablagem utilizada

Na maioria dos casos, os cabos de fibra óptica são os mais utilizados para a instalação do sistema de cabeamento estruturado. Outro tipo de cabeamento bastante utilizado é o trançado, muito recorrente em implementação de redes de computadores.

Segundo os padrões da EIA/TIA 568, antes da instalação dos cabos, é de grande importância que haja um projeto de cabeamento com um roteiro da onde eles serão colocados, podemos considerar na verdade que a instalação quando terminada, e seguindo os padrões estabelecidos pela norma mais parece uma obra de arte contemporânea, tamanha beleza proporcionada pelo serviço.

Em resumo, estes são os cabos utilizados na instalação do sistema de cabeamento estruturado e suas respectivas atribuições e características:

-Cabo 5E (CAT5E): versão atualizada e melhorada da Categoria 5. Pode ser usado para frequências até 125 MHz em redes 1000BASE-T gigabit ethernet. Criada com a nova revisão da norma EIA/TIA-568-B.

-Cabo 6 (CAT6): definido pela norma ANSI EIA/TIA-568-B-2.1 possui bitola 24 AWG e banda que suporta até 250 MHz e podendo ser usado em redes gigabit ethernet a velocidade de 1Gbps.

-CAT6A: versão melhorada dos cabos CAT6. O “A” de seu nome é uma abreviação de augmented (ampliado em inglês). Estes tipos de cabos suportam até 500 MHz e podem alcançar até 55 metros de comprimento se a rede for de 10 Gbps, caso contrário, poderá alcançar até 100 metros.

Ele é sucessor do chamado cabo UTP, que tinha origem no cabo coaxial, muito usado nos anos 90 em redes locais Ethernet para reduzir interferências, porém de pouca flexibilidade e baixa taxa de transferência de apenas 10 Mbps.

Para que os cabos CAT6A não sofressem tantas interferências, seus pares foram separados uns dos outros, consequentemente aumentando seu tamanho, porém, diminuindo consideravelmente sua flexibilidade. Possuem conectores específicos no objetivo de não sofrer danos ou problemas de conectividade.

CAT 7: está em processo de fabricação e desenvolvimento para a criação de redes de 40 Gbps em cabos de até 55 metros de comprimento. Sua principal matéria prima é o cobre.

CAT 7B: versão 2.0 da CAT 7, está sendo criada para permitir o desenvolvimento de redes de 100 Gbps em cabos de 15 metros de comprimento.

Uma dica importante é que o usuário tenha em mente que é necessário fazer uma cópia de segurança dos dados do produto instalado. Prevenir-se de qualquer dor de cabeça é essencial para todos saiam ganhando.

Por isso seja qual for o seu negócio, conte com a ajuda da Just 4 Offices para otimizar e atualizar seu negócio. Afinal, qualquer empresa precisa de apoio tecnológico e estrutural, como rede elétrica, segurança e manutenção. Entre em contato com a Just 4 Offices  e solicite seu orçamento conosco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *