
Descubra 6 tipos de Manutenção Industrial
Toda empresa presente no mercado possui em sua estrutura um departamento de manutenção industrial voltado para atender as necessidades que importam para a continuidade dos negócios em perfeita ordem.
Manutenção industrial é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as atividades de supervisão e que tem a responsabilidade de evitar que os desgastes naturais que acontecem nos equipamentos de produção possam afetar a rotina de produção do chão fabril.
Evita pausas na produção, perdendo tempo e dinheiro e diminuindo a chance de gastos imprevistos e dispendiosos. Busca manter em condições satisfatórias as máquinas que estão na linha produtiva do estabelecimento. Ter um plano de manutenção é imprescindível em todos os aspectos: financeiro, administrativo, entre outros.
Tipos de Manutenção Industrial
Para corrigir deficiências dos equipamentos e garantir a segurança operacional, existe cada tipo de manutenção de acordo com as condições do maquinário instalado. Descubra 6 tipos de manutenção industrial:
- Manutenção Preventiva (PM): É a primeira manutenção a ser feita e a mais recomendada para a empresa. Ela se antecipa a qualquer possibilidade de problemas que possam existir. São programadas as intervenções periódicas na máquina a fim de reduzir as deteriorações dos equipamentos. O custo é muito menor, porque dependerá da necessidade da troca de uma peça. O objetivo é manter o nível de funcionamento da produção a nível satisfatório.
- Manutenção de Parada (BM): Este tipo de manutenção é para a melhoria ou prevenção da manutenção para que chegue ao nível de novo. São paradas ou grandes paradas para que sejam feitas revisões e reparos em todos os itens para assegurar um bom desempenho do equipamento por um bom período de tempo.
- Manutenção Corretiva (MC): Quando este tipo de manutenção é solicitada, a dor de cabeça já é grande. Ela corrige defeitos encontrados em equipamentos diferentes após o acontecimento. São relatados os defeitos ao técnico, que deverá fazer a manutenção, comprometendo o ritmo da produção.
- Manutenção de Quebra (MQ): Não há um planejamento de atividades, o equipamento irá operar até a quebra para então ser consertado. Só é executado quando não irá atrapalhar as operações e ter perda financeira.
- Manutenção baseada no tempo (TBM): Consiste em uma inspeção visual, a lubrificação, limpeza do equipamento e na substituição de peças para prevenir as falhas repentinas e problemas de processo. É uma manutenção autônoma e especializada.
- Manutenção baseada nas Condições (CBM): É avaliada pelas condições do produto, na coleta de informações que se baseiam nas definições de fábrica. Geralmente, exige conhecimentos técnicos avançados para sua realização.
Antes de realizar a avaliação, é necessário analisar a máquina, verificar o problema existente e fazer a escolha do tipo de manutenção. Assim, o maquinário da sua empresa dura muito mais e minimiza o risco de interrupções na produção.
Leave a Comment