A importância do técnico de segurança do trabalho
Uma empresa que preza por um ambiente seguro, que seus funcionários possam trabalhar em boas condições e que consiga evitar os acidentes de trabalho deve entender a importância do técnico de segurança do trabalho.
Na empresa de manutenção predial, o técnico tem um papel fundamental na garantia da segurança dos trabalhadores e do empregador nas relações trabalhistas. Sua função é primordial para as operações do negócio, aliando o bem-estar com saúde.
O profissional se relaciona imediata e constantemente com os funcionários dentro da empresa e torna o trabalho mais seguro. Faz o papel de intermediação entre empregados e empregadores.
Missão
Sua missão é trabalhar para que nunca falte os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) aos empregados e busca investimentos em cursos e palestras de qualificação sobre segurança do trabalho junto à direção da empresa.
É também conscientizar o funcionário sobre a importância e a responsabilidade de seguir todos os parâmetros de segurança, que são determinados pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, que versam sobre o uso de equipamentos, instituição do DDS antes do expediente, entre outras regras.
Mais do que apenas assinar e seguir determinações, hoje o técnico de segurança do trabalho tem o papel de um gestão do bem-estar e gestor de conflitos, aprendendo com as diferenças entre as pessoas e os procedimentos, mostrando todos os resultados e apontamento para as melhorias necessárias.
No Brasil, dados da secretaria de relações do trabalho do Ministério do Trabalho aponta que cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano nas empresas, fábricas e outros estabelecimentos do país, afetando a força de trabalho e gerando custos ao governo. Este dado reforça a necessidade do técnico junto a empresa.
Atribuições
O técnico de segurança do trabalho tem diversas atribuições dentro do ambiente industrial. Conheça:
- Emitir pareceres técnicos sobre os riscos de acidentes e riscos ergométricos nos ambientes de trabalho e elaborar o mapa de risco para ser afixado no local periciado.
- Inspecionar o ambiente de trabalho e apontar possíveis irregularidades e pontos para melhora e resolução de possíveis problemas.
- Trabalhar na preservação do meio ambiente, trabalhando para o cumprimento das normas ambientais e da coleta seletiva de lixo, fazendo-o cumprir as metas estipuladas para o selo de empresa ambiental.
- Analisar os dados dos acidentes de trabalho e traçar estratégias para redução dos números e melhoria dos procedimentos realizados.
Vimos que é fundamental que o profissional seja valorizado e entendido como um elo que ajuda na rotina diária de trabalho, onde todos ganham. A empresa na economia de custos e o funcionário na valorização do seu serviço e na sua própria segurança.
Leave a Comment