
Como fazer um DDS de sucesso na empresa
Cuidar da segurança do trabalho é cuidar da qualidade de seus processos, deixar os seus funcionários seguros e otimizar as atividades de uma empresa. E um dos passos mais importantes para a consolidação da segurança é o uso do DDS.
Muito utilizado na manutenção predial, o DDS (Diálogo Diário de Segurança) é um encontro realizado entre o técnico de segurança do trabalho e os funcionários da empresa para conversar sobre assuntos relacionados a uma rotina de trabalho segura. Construir um DDS de sucesso na empresa é uma busca constante pelos profissionais da área.
Precisa fazer parte da rotina da qualidade da empresa
Item indispensável para a certificação de qualidade do negócio e uma medida preventiva de segurança, as conversas acontecem sempre antes do expediente e que dá orientações sobre o local de trabalho, ferramentas, EPIs usados e dicas de segurança na execução das atividades.
Mas para fazer um DDS que atinja o objetivo, a empresa precisa se atentar ao que acontece ao seu redor internamente. E para isso, algumas dicas pode simplificar e dar um novo gás para seus funcionários trabalharem seguros.
Descubra como fazer um DDS de sucesso na sua empresa:
Linguagem: O líder precisa falar a língua do trabalhador para que este possa entender o que está sendo falado e assimilar os ensinamentos. Evitar ao máximo termos complicados ou de duplo sentido fará com que o papo seja muito mais produtivo.
Exemplos: Um das melhores estratégias de convencimento utilizadas pelos profissionais que lidam com o público é fazer com que quem está ouvindo se sinta parte do contexto em que está. Em segurança do trabalho, tem um impacto maior ainda. Uma pesquisa com o histórico de cada profissional pode ajudar o líder a trazer exemplos que estejam mais próximos dos funcionários, fazendo-os refletir sobre suas atitudes e promover a mudança em cada um.
Rotatividade: Incentive a participação de outros funcionários como líder do DDS do setor. Trará uma responsabilidade a quem estará no comando da conversa e estimulará a interação entre os setores da empresa.
Interação: Estimule a participação dos funcionários chamando-os para dar sugestões sobre novos assuntos a serem discutidos no Diálogo de Segurança, faça-os participar da conversa fazendo perguntas, indagações para quem participem ativamente e não sejam apenas meros espectadores.
Troca de experiências: Convide outros profissionais para trocar experiências que deram certo e oferecer novos ensinamentos sobre segurança no trabalho.
Registrar os encontros: Registre todos os diálogos no arquivo da empresa. Será de importante valia quando for preciso reavaliar a estratégia do Diálogo Diário de Segurança.
Não se esqueça de fazer a conversa no tempo determinado, entre 10 a 15 minutos, evitando que se dispersem e o objetivo seja perdido antecipadamente. Com essas dicas, conversar sobre segurança será um exercício seguro e proveitoso tanto para os funcionários quanto para a empresa.
Leave a Comment