Como garantir a segurança do seu espaço de trabalho
Segurança no Trabalho
Quando o local recebe uma quantidade grande de pessoas diariamente, os cuidados com a segurança redobram. Por isso, ela deve ser prioridade nos ambientes corporativos, oferecendo melhores condições de trabalho para todos.
Inclusive, existem diversas normas que regulamentam a segurança em ambientes coletivos, no qual precisam ser estritamente obrigatórias. O não cumprimento delas pode desencadear multas e outros problemas fiscais.
Se sua empresa está começando agora ou ainda não tem tudo o que é necessário para a segurança , vale conferir as dicas a seguir:
-
Manutenção
A manutenção estende para todos os campos da empresa, seja hidráulico, elétrico, predial, eletrônico ou dos sistemas de segurança de cabeamento estruturado. Ela deve ser feita periodicamente como uma medida preventiva e não apenas corretiva. Isso evita contratempos, prejuízos e acidentes.
-
Instalação da rede elétrica
A instalação ou reestruturação da rede elétrica deve ser feitas com cabeamentos de qualidade e encapados adequadamente. No momento da instalação, as normas de segurança devem ser seguidas, não deixando fios expostos e sem conectar mais de um fio na mesma fonte de energia.
-
Sistemas de Incêndio
Todo espaço coletivo deve ter obrigatoriamente sistemas de incêndio instalados e testados. Eles devem estar em pontos estratégicos e de fácil acesso para os usuários em caso de necessidade. Entram nesse conjunto os alarmes de incêndio, detectores de fumaça, extintores e outros itens.
-
Sistemas de alarme
Os sistemas de alarme não são uma alternativa obrigatória, mas necessária para proteger os bens da empresa e os colaboradores. Eles podem detectar invasão de pessoas, arrombamentos e fumaça.
-
CFTV
Em conjunto com os sistemas de alarme, a empresa também pode optar pelo CFTV, que são os circuitos de televisão fechada e permitem gravar as movimentações dentro e fora da empresa. Isso ajuda a controlar a presença de pessoas e identificar ações indevidas.
-
Controles de acesso
Por fim, uma alternativa que facilita o controle de presença dos colaboradores, mas também permite controlar as entradas e saídas das pessoas de forma mais automatizadas. Esse sistema é feito por meio de catracas, totens e terminais, com acesso por cartões ou digitais.
Cada um dos tópicos listados devem ser instalados por empresas especializadas, garantindo a eficiência e segurança de sua empresa.
Já aplica alguns desses sistemas no seu espaço? Comente para nós!
Leave a Comment