Rede Wireless x Rede Cabeada: qual a melhor opção?
Uma boa conexão de internet é fundamental para o sucesso e o bom funcionamento das empresas ou da rede da sua casa. E apesar da rede wireless ter se tornado mais barata e se encontrar muito presente, as redes cabeadas ainda possuem o seu lugar no mercado.
A rede wireless, também conhecida como wi-fi, pode ser uma excelente opção em certos casos. Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o seu desempenho em relação à conexão cabeada.
Assim, na realidade, podemos dizer que cada tecnologia apresenta o seu papel, e uma pode acabar suprindo melhor as necessidades do que a outra em um certo local.
Para que você entenda mais sobre o cabeamento estruturado, saiba que ao configurar uma rede, provavelmente você já deve ter parado para pensar o porquê certas atividades funcionam muito bem no Wi-fi, e outras não.
Devido ao grande aumento do uso de dispositivos móveis, as conexões por meio wireless apresentam uma tecnologia cada vez maior. Porém, alguns usuários não abrem mão das conexões cabeadas, principalmente por conta das suas redes serem mais seguras e manter sempre estáveis.
Vantagens e desvantagens da rede Wireless
Com certeza, uma das maiores vantagens no uso dessa opção é a liberdade, pois não se precisa limitar a distância de um cabo para poder se conectar na internet.
Assim, essa tecnologia poder ser uma excelente opção para as pessoas que só utilizam a rede para navegar em páginas ou então em outras atividades que não fazem a exigência de muita estabilidade ou velocidade.
Porém, muitas vezes, a rede Wireless não é uma boa opção para quem precisa realizar diversas videoconferências ou então para ver vídeos em streaming para a execução de certa tarefa. E isso ocorre pelo fato dela acabar sofrendo muitas interferências de outros dispositivos eletrônicos que operam na mesma frequência, como o caso dos telefones sem fio ou dos aparelhos de micro-ondas.
Vantagens e desvantagens da conexão cabeada
Em relação a esse tipo de tecnologia, ela não possui muitas desvantagens, pois oferece um desempenho bem superior em relação a rede wireless, além disso a estabilidade é garantida por estar diretamente conectada ao dispositivo.
E isso, normalmente, acaba explicando o porquê que a velocidade máxima da rede wireless chega no máximo em 54 Mb/s, enquanto que a conexão cabeada pode chegar a 100 Mb/s, proporcionando uma melhora significativa.
Dessa forma, nesse cenário, um dos únicos fatores que acaba pesando contra tal opção é o próprio cabo, pois em determinados locais que possuem muitos computadores, o cabeamento acaba ficando muito bagunçado, especialmente se não existir um auxílio técnico.
Além disso, por ser algo físico, ele ainda irá acabar se deteriorando com o passar do tempo, e deve sempre ser substituído quando começar a apresentar alguns problemas.
Assim, as redes wireless podem ser uma excelente opção para os usuários que necessitam de flexibilidade, pois são instalados de forma rápida, e praticamente não apresentam custos de manutenção e ainda podem ser acessados de forma fácil e rápida por qualquer computador ou aparelho na sua área de cobertura.
Mas, mesmo com essas vantagens, as conexões sem fio ainda apresentam uma qualidade inferior em relação as redes cabeadas, possuindo certas limitações como: menores taxas de transferência de dados, acessibilidade menos protegida, maior vulnerabilidade na sua interceptação de informações e muitas instabilidades.
Portanto, se você queria saber sobre cabeamento estruturado, saiba que conforme a necessidade de cada usuário, é necessário pesar tanto as vantagens quanto as desvantagens de cada um dos tipos de conexões, ou até mesmo cogitar as duas, deixando o computado conectado por cabo, em um roteador, para funções específicas.
Leave a Comment