Tudo que você precisa saber sobre a montagem de um cabeamento estruturado para rede de voz e dados

Reading time: 4 minutes

O cabeamento estruturado é indispensável no processo de modernização de uma empresa e extremamente necessário para que um negócio se mantenha competitivo no mercado corporativo atual.

O sistema de cabeamento estruturado em termos gerais é a organização de cabos e fios de modo padronizado a fim de facilitar a montagem e tráfego de informações de uma rede de transmissão de dados, voz, redes de computadores e segurança interna.

Além disso, o sistema de cabeamento estruturado garante às instituições um cabeamento de rede organizado dentro das salas de equipamentos relacionados, facilitando o trânsito de funcionários dentro da empresa e evitando problemas sistêmicos, que atualmente atingem mais de 70% das empresas que não possuem um projeto de cabeamento adequado.

Adequar-se às novas tecnologias é fundamental no mundo corporativo atual, seja para aumentar a produtividade de seus colaboradores, seja para otimizar e entregar os serviços aos clientes de uma maneira mais qualificada e rápida.

Rede de dados e voz: como montar uma utilizando cabeamento estruturado e sair na frente da concorrência

Primeiramente organize todas as estações de trabalho conectando as via cabo de rede; (UTP);

-Conecte o PABX ao Rack principal de Telecomunicação;

-Caso for fazer alguma conexão através de edifícios, é obrigatório o uso de cabos de fibra óptica, conectando os através de dutos;

-Os cabos de fibra óptica são instalados ao rack principal através de racks adicionais, geralmente instalados no térreo do edifício.

-É necessário analisar se o prédio possui suporte suficientemente aceitável para a realização do serviço. A estrutura deve comportar o cabeamento para a instalação da base de uma rede sólida, rápida e que satisfaça às necessidades em relação a sua velocidade.

-Os cabos de par trançado são os recomendados para qualquer instalação deste tipo.

Quais as principais normas de cabeamento?

Agora que falamos sobre as normas técnicas mais importantes, vamos aproveitar para elencar os mais importantes regulamentos e padrões que influenciam na implementação do cabeamento estruturado.

Observação importante: A maioria das normas é internacional, ou seja, foram criadas pelos mais renomados e importantes institutos de tecnologia de todo o mundo, como por exemplo  a IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers), TIA (Telecomunications Industry Association) e EIA (Eletronics Industry Association).

Agora vamos às normas físicas mais conhecidas:

-TIA/EIA-568-C.0 – Generic Telecommunications Cabling for Customer Premises;

-TIA 569-B – Commercial Building Standard for Telecommunications Pathways and Spaces;

-ANSI/TIA-606-A – Administration Standard for Commercial Telecommunications Infrastructure;

-ANSI/TIA-607-B – Telecommunications Grounding (Earthing) and Bonding for Customer Premises;

-ANSI/TIA-758-A – Customer-Owned Outside Plant Telecommunications Infrastructure Standard;

-ANSI/TIA-862 – Building Automation Systems Cabling Standard for Commercial Buildings;

-ANSI/TIA/EIA-1005 – Telecommunications Infrastructure Standard for Industrial Premises;

-TIA-942 – Telecommunications Infrastructure Standard for Data Center;

-IEEE-100BASE-TX – Fast Ethernet;

-TIA/EIA-568-C.3 – Optical Fiber Cabling Components Standard.

Estes padrões vão definir o tipo de cabo utilizado e os limites que eles deverão atender para garantir o funcionamento adequado, bem como os seus respectivos limites e requisitos (distância, segmentos, frequência etc.)

Quais tipos de cabo podem ser utilizados

Os mais usados atualmente são os cabos trançados e os de fibra óptica, sendo estes selecionados de acordo com os objetivos do negócio, isto é, o tipo de rede que está sendo constituída.

O cabo trançado é o mais conhecido e “dominado” pelos especialistas em informática por se tratar de um cabo utilizado há muitos anos para a implementação de redes. As suas maiores vantagens são o baixo custo e a possibilidade de fazer o pedido sob medida.

Na outra extremidade, temos o cabo de fibra óptica. Este tipo de cabo foi desenvolvido para dar um suporte a uma tecnologia mais avançada e moderna oferecendo ao seu usuário uma grande quantidade de benefícios.

Uma boa característica deste tipo de fio é que ele pode trabalhar com altas e baixas taxas de transferência de dados.

Apesar dos mais diversos benefícios que a fibra óptica pode oferecer, ele tem a desvantagem de ter um custo mais elevado e uma necessidade maior de mão de obra qualificada, encarecendo significativamente a sua manutenção.

Ou seja, optar pela opção de cabos de fibra óptica ou aos cabos tradicionais trançados, vai depender estritamente das necessidades administrativas e operacionais da empresa.

A Just 4 Offices se especializou ao longos dos anos em todos os aspectos de conectividade em redes locais (LAN) ou redes distribuídas (WAN).  Seguimos rigidamente os padrões estabelecidos pela EIA/TIA 568, norma que padroniza e regulamenta a instalação de cabeamento estruturado de maneira segura e eficaz.

Conte com a Just 4 Offices para oferecer o melhor em instalações de cabeamento estruturado e gerenciamento de redes. Saia na frente da concorrência e se mantenha atualizado no mercado de trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *