Dicas para instalação de ar condicionado na sua empresa

Reading time: 2 minutes

Um bom ar condicionado é um dos fatores cruciais para o conforto no ambiente de trabalho. Ele tem a função de nivelar a temperatura independente do clima externo, assim todos os colaboradores podem trabalhar em melhores condições, com mais foco e produtividade.

A instalação do ar condicionado em sua empresa

Para garantir os resultados efetivos, o ideal é sempre contar com empresas especializadas para fazer esse tipo de instalação. Com o acompanhamento do profissional certo, a instalação do ar condicionado será de acordo com a arquitetura e disposição do ambiente, para que o equipamento distribua o ar da melhor forma, bem como, o modelo mais adequado para o tamanho do cômodo em questão e tipo de fiação elétrica.

Confira agora alguns pontos que deve considerar ao adquirir um ar condicionado:

Instalação do equipamento

Ao instalar o equipamento, a empresa especializada deve averiguar o quadro de luz do local, para certificar-se de que a estrutura elétrica deve suportar o aparelho. Além disso, deve ser avaliado qual o modelo mais adequado ao espaço (de janela, portátil, split, split inverter ou multi split).

Devem ser instalados também os equipamentos complementares do aparelho, como tubulações de cobre e bombas de vácuo, para evitar vazamentos. Por fim, uma dica é sempre optar por modelos mais novos.

Manutenção em dia

Todo aparelho de ar condicionado deve ter manutenção preventiva periódica para garantir sua vida útil, que é em torno de 10 a 15 anos. Recomenda-se que essa manutenção seja a cada seis meses e feita pela empresa especializada.

Vale lembrar que a limpeza dos filtros e do aparelho também é importante. Elas podem ser feitas pelo proprietário do aparelho e cada duas semanas.

Economizando energia

O ar condicionado pode consumir muita energia elétrica, caso o seu uso seja equivocado. Para evitar isso, instale o aparelho em local de boa circulação de ar e evite posicionar móveis e objetos de maneira que atrapalhem a saída ou entrada de ar dos equipamentos. Vale também, manter as portas e as janelas do ambiente fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado e desligá-lo quando se ausentar do espaço.

Dica extra:

Para uma melhor convivência no espaço de trabalho e garantir a saúde dos colaboradores, o ideal é que a temperatura seja neutra. Segundo a Anvisa, a temperatura ideal deve ficar entre 23 e 26 °C, dependendo da quantidade de pessoas no local.

Já sabe como instalar o ar condicionado em sua empresa? A J4O pode te ajudar, entre em contato conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *