Como montar um espaço adequado de trabalho

Reading time: 3 minutes

O ambiente de trabalho é o local em que o colaborador passa boa parte do seu dia, no qual ele tem sua própria mesa, seu próprio computador e seus próprios materiais de trabalho, chamando a empresa carinhosamente de “segunda casa”.

Assim, por se sentir parte disso, todo colaborador deseja sentir-se confortável para executar suas tarefas todos os dias.

Mas, o que é preciso para proporcionar esse conforto ao colaborador?   

Segundo especialistas, trabalhar em um ambiente limpo, organizado e bonito faz toda a diferença. Inclusive, estudos demonstram que um local de trabalho favorável estimula a criatividade e a produtividade do indivíduo.

Por isso, ao contrário do que possa parecer, o investimento em design de interiores e arquitetura são extremamente necessários para o sucesso de uma empresa.

O Turnkey

Isso explica o sucesso e a repercussão do turnkey, conceito que vem ganhando força nos últimos tempos, pois promete construir toda a estrutura de uma empresa do zero, envolvendo infraestrutura, construção civil, cabeamento, pavimentação e, claro, decoração e arquitetura.

A grande vantagem do turnkey é a capacidade de entregar um serviço completo ao cliente, um espaço pronto para o trabalho, incluindo móveis e decoração de acordo com a natureza do negócio, ao invés de apenas uma construção com acabamento pronta.

Desta forma, o colaborador tem a oportunidade trabalhar em um espaço mais moderno, bonito e com a iluminação adequada, tornando o seu dia a dia muito mais satisfatório. Enquanto isso, a empresa têm mais praticidade e tempo à sua disposição, já que todo o serviço fica por conta do escritório responsável pelo turnkey.

O espaço adequado para o trabalho

Com base nisso, levantamos algumas dicas que lhe darão algumas ideias para montar o espaço ideal para os seus colaboradores. Confira abaixo nossas dicas:

Iluminação

Um lugar muito escuro para trabalhar pode incomodar os colaboradores e também prejudicar a visão. Do contrário, um lugar muito claro também pode comprometer o conforto dos trabalhadores. Vale verificar o tipo de iluminação mais adequado, de acordo com a disposição do ambiente e iluminação natural, de forma que seja mais confortável aos olhos de todos.

Ergonomia do ambiente

Tanto para a saúde quanto para o conforto, todos os itens que compõem o ambiente devem ser ergonomicamente projetados para cada colaborador. Desta forma, é preciso que mesas, cadeiras e equipamentos estejam na altura ideal, além de conter apoios para mãos e pés, visando minimizar o esforço físico com as atividades.

Climatização

Trabalhar em um ambiente muito frio ou muito quente compromete o conforto dos colaboradores, afetando sua produtividade. Com um bom sistema de ar condicionado, é possível climatizar o ambiente sempre na temperatura ideal.

Decoração

Uma decoração que transmita os ideais da empresa também pode transmitir sensações mais confortáveis para o trabalho. Nesse quesito, entram cores, enfeites e acessórios que podem compor o ambiente, deixando-o mais bonito e os colaboradores mais motivados.

Para estruturar um espaço de trabalho mais confortável e satisfatório, conte com a J4O.  Comente para nós suas ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *