Cabeamento estruturado: tudo o que você precisa saber

Reading time: 2 minutes

O sistema de cabeamento estruturado é muito importante para o ambiente empresarial, que precisa de todos os recursos à sua disposição para se manter em pleno funcionamento.

Se você ainda não entende bem a função do cabeamento estruturado, neste post esclarecemos todas as suas dúvidas.

O que é cabeamento estruturado?

O Cabeamento estruturado é um conjunto de vários tipos de cabos instalados de forma padronizada e com atenção as normas de segurança. Ele é estruturado para facilitar a distribuição de sinais de áudio, vídeo, telefonia e dados.

Desta forma, ele permite direcionar sinais de comunicação por diversos caminhos, principalmente em grandes edifícios. Ele visa proporcionar o melhor aproveitamento de recursos e equipamentos, sendo também uma alternativa econômica.

Organização e segurança

Quando falamos em cabeamento estruturado duas palavras definem bem os seus benefícios: organização e segurança.

Afinal, ele permite que os fios fiquem alinhados e instalados por dentro da estrutura do local, fazendo com que não fiquem expostos. Além disso, eles são dispostos em pontos devidamente adequados para fios, com saída estratégica para os pontos que serão utilizados.

Isso evita que eles sejam expostos a umidade, diminuindo os riscos de curto-circuitos, como também não ficam espalhados pelo chão, evitando que pessoas tropecem e quebrem equipamentos.

Adaptação às mudanças

É importante que o sistema de cabeamento estruturado seja instalado de forma que facilite futuras implementações, permitindo acrescentar novos cabeamentos, equipamentos tecnológicos e outros sistemas.

Afinal, com o avanço constante da tecnologia, ter estruturas já preparadas para as mudanças, fazem toda a diferença. E, como o cabeamento estruturado possibilita mais organização no momento da instalação, facilitando ainda mais essas futuras implementações.

Redução custos e problemas

O sistema de cabeamento estruturado permite tratar os problemas técnicos de forma isolada. Assim, ele ajuda a reduzir custos e também problemas técnicos, causados pela mistura de fios e dificuldade para isolar os conflitos de ordem técnica e de rede.

Afinal, todas as instalações estão acopladas em lugares específicos e nomeadas devidamente, direcionando os dados para cada setor ou equipamento.  

Como implementar o Cabeamento Estruturado

Toda a implementação deve ser feita em conjunto com a área de TI, que deve analisar a infraestrutura do local e condições dos equipamentos. Já a instalação em si, deve ser feita por empresas especializadas e com certificação do CREA.

Outro ponto que a empresa deve se atentar, são as condições da rede elétrica e o aterramento. Certifique-se de que há uma rede elétrica dedicada para a implementação e se o aterramento realmente existe, para uma instalação segura e precisa.

Tipos de cabos

Geralmente são utilizados cabos de fibra óptica, mas isso depende da natureza do negócio. São utilizados também o modelo trançado, muito conhecido e bastante usado em implementação de redes.  

Agora que você conhece mais a respeito de cabeamento estruturado têm mais parâmetros para implementá-lo em sua empresa. Não se esqueça de contar para nós a sua experiência!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *